Voltar para início

Gabinete Português de Leitura - Bahia

Gabinete Português de Leitura - Bahia


Notícias

Compartilhe:

20 jun 2017

Continuação das Comemorações do DIA DE PORTUGAL, EM SALVADOR

A pedido do Consulado Geral de Portugal na Bahia, publicamos a seguinte nota:

 

CONSULADO GERAL COMEMORA DIA DE PORTUGAL EM SALVADOR

Programação trará visita ao Navio – Escola Sagres e show de Fado,  MPB e Música baiana com o fadista português Nuno da Camara Pereira, Saulo, Cláudia Cunha e Alexandre Leão.

 

O Consulado Geral de Portugal na Bahia abre as comemorações ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas  com uma programação que realça a simbiose das relações culturais luso-brasileiras. Celebrado mundialmente no dia 10 de junho, este ano a data nacional de Portugal terá o foco das comemorações no Brasil, como uma forma de enaltecer a História comum aos dois países e as relações entre os seus povos. Na capital baiana, os eventos acontecem de 09 a 29 de junho, com palestras no Gabinete Português de Leitura de Salvador, visitas ao Navio-Escola Sagres que estará ancorado no porto desta cidade e ainda uma noite de fado com uma das maiores vozes de Portugal, o fadista Nuno da Camara Pereira, com participação especial de Saulo, Cláudia Cunha e Alexandre Leão.

De acordo com a Cônsul Geral de Portugal na Bahia, Nathalie Viegas, “Salvador é uma das cidades brasileiras que mais preservam a ligação com Portugal. Faz todo sentido que tenhamos uma celebração à altura dessa História comum”. Ainda segundo a Cônsul, além da chegada da Sagres, “esse ano o caráter da festa será voltado à música e à cultura. Fernando Pessoa é o nosso símbolo maior na Literatura, assim como o Fado é o cartão de visita da nossa identidade musical, que se aprimora quando combinado com outras sonoridades como a MPB e o Axé. Queremos que o público luso-baiano venha conhecer mais um exemplo tão rico deste diálogo entre culturas”, completou.

 

“Embaixada Itinerante”

Utilizado como Navio-Escola, o Sagres está incorporado à Marinha Portuguesa desde 1962. Desde então, tem efetuado anualmente viagens de instrução com cadetes da Escola Naval Portuguesa. Além da função pedagógica, o Sagres é também regularmente utilizado na representação da Marinha e do País, funcionando como embaixada itinerante de Portugal. A embarcação chegará ao Porto de Salvador no dia 26/06 e ficará aberto à visitação pública e gratuita nos dias 26, 27 e 28 de junho.

 

O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega há 79 anos, 54 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval de Portugal.

 

O navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves e conta, para esta missão, com uma guarnição de 134 militares e 44 cadetes do 2º ano da Escola Naval, entre os quais seis cadetes dos países lusófonos (Brasil, Cabo Verde, Angola e Moçambique) e nove cadetes de Marinhas estrangeiras (Angola, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Marrocos, Tunísia e Turquia). No navio-escola Sagres encontram-se embarcadas 190 pessoas de 12 nacionalidades diferentes.

 

Fado, MPB e Música Baiana

 

Os eventos de Comemoração ao Dia de Portugal terão fechamento no dia 28 de junho, com o show de Nuno da Camara Pereira, no Hotel Vila Galé, em Ondina, Salvador. Ilustre cantor de Fado, Nuno da Camara Pereira reinventou sua carreira após 40 anos, modernizou suas influências e apresentará um show com as participações de Saulo, Cláudia Cunha e Alexandre Leão. Os ingressos estarão disponíveis para venda no Gabinete Português de Leitura e custarão R$ 150.

 

O Axé Music criou a guitarra baiana. Por sua vez, o Fado contribuiu para a história da construção da guitarra portuguesa, inteiramente artesanal, distinguindo-se duas famílias de guitarristas que aperfeiçoaram e transmitiram o seu segredo ao longo de sucessivas gerações.

 

O Fado é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2011.

 

Serviço:

O quê: Comemorações do Dia de Portugal em Salvador

Onde: Porto de Salvador / Hotel Vila Galé Ondina

Quando: Visita ao Navio Sagres (Entrada Gratuita)

27 de junho, 10h (Coletiva à imprensa).

26 (visitação aberta ao público entre as 12h e as 17h), 27/06 e 28/06    (visitação 10h-17h) . Largada a 29/6 (9h).

Show de Fado, MPB e Música Baiana: fadista Nuno da Camara Pereira com participações de Saulo, Cláudia Cunha e Alexandre Leão 

28 de junho, Local: Hotel Vila Galé – Ondina, Salvador

20h00 (coquetel), 21h00 (show)

Ingressos: R$150,00, à venda no Gabinete Português de Leitura

Praça da Piedade – Dois de Julho, Salvador – BA, 40060-300

T: 71 3329 2733 –  98732 4463 Recepção/  71 3329 3060 –  987324462

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Voltar

Conheça outras Instituiçōes Portuguesas na Bahia
2013 - Todos os direitos reservados
Gabinete Português de Leitura
Praça da Piedade S/N, São Pedro
Salvador - BA / CEP: 40070-010
Tel: (71) 3329 5758 / 3329 2733
E-mail: gplsalvador@gmail.com