Voltar para início

Gabinete Português de Leitura - Bahia

Gabinete Português de Leitura - Bahia


Notícias

Compartilhe:

8 jun 2017

CONSULADO GERAL COMEMORA DIA DE PORTUGAL EM SALVADOR

CONSULADO GERAL COMEMORA DIA DE PORTUGAL EM SALVADOR

Programação trará palestras, visita ao Navio- Escola Sagres e show com o fadista português Nuno da Camara Pereira e cantores da Bahia

O Consulado Geral de Portugal na Bahia abre as comemorações ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com uma programação que irá realçar a simbiose das relações culturais luso-brasileiras. Celebrado mundialmente no dia 10 de junho, este ano a data nacional de Portugal terá o foco das comemorações no Brasil, como uma forma de enaltecer a História comum aos dois países e as relações entre os seus povos. Na capital baiana, os eventos irão acontecer de 09 a 29 de junho, com palestras no Gabinete Português de Leitura de Salvador, visitas ao Navio-Escola Sagres, que estará ancorado no porto desta cidade e ainda uma noite inesquecível de fado com uma das maiores vozes de Portugal, o fadista Nuno da Camara Pereira, com participação especial de cantores da Bahia.

Gabinete Português de Leitura
A abertura das atividades terá início no dia 09 de junho, no Gabinete Português de Leitura, localizado no bairro da Piedade. Às 9h será apresentado o filme “Suspiros de um Trovador”, sobre a vida do poeta cordelista Rodolfo Coelho Cavalcante. Às 10:20h, haverá um recital com a Caravana do Cordel de Feira de Santana, chefiada pelo poeta Franklin Maxado. O recital trará declamadores, contadores de “causos”, repentistas e forrozeiros. Às 15h, acontecerá a palestra “O Quinto Império de Vieira: Uma Utopia Criadora”, apresentada pelo Prof. Dr. António Abreu Freire. Natural da província Concelho da Murtosa, o professor, escritor e navegador é também doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Paris e em Física pela Universidade Laval, do Québec, Canadá. O evento é aberto ao público e terá entrada gratuita.


Navio-Escola Sagres, uma “Embaixada Itinerante”
A embarcação chegará ao Porto de Salvador no dia 26 de junho, quando estará aberto para a visitação pública e gratuita, incluindo de escolas, nos dias 27 e 28 de junho. Através da visita, os jovens brasileiros e luso-brasileiros poderão ter um experiência a bordo sobre a importância da Marinha e o papel das Forças Armadas Portuguesas nos dias de hoje. Será uma experiência a bordo.

O Navio-Escola, o Sagres está incorporado à Marinha Portuguesa desde 1962. Desde então, tem efetuado anualmente viagens de instrução com cadetes da Escola Naval Portuguesa. Além da função pedagógica, o Sagres é também regularmente utilizado na representação da Marinha e do país, funcionando como embaixada itinerante de Portugal.

O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss , na Alemanha, em 1937. Navega há 79 anos, 54 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objetivo, o navio representa o País e a Marinha no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada Itinerante de Portugal, destacando-se este ano a sua estadia no Rio de Janeiro, onde será a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos, em resultado da parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comité Olímpico de Portugal.
O navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves e conta para esta missão, com uma guarnição de 134 militares, a que acrescem os 44 cadetes do 2º ano da Escola Naval entre os quais seis cadetes dos países lusófonos (Cabo Verde, Angola e Moçambique) e nove cadetes de Marinhas estrangeiras (Angola, Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Marrocos, Tunísia e Turquia).
No navio-escola Sagres, encontram-se embarcadas no total, 190 pessoas de 12 nacionalidades diferentes.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Voltar

Conheça outras Instituiçōes Portuguesas na Bahia
2013 - Todos os direitos reservados
Gabinete Português de Leitura
Praça da Piedade S/N, São Pedro
Salvador - BA / CEP: 40070-010
Tel: (71) 3329 5758 / 3329 2733
E-mail: gplsalvador@gmail.com