Voltar para início

Gabinete Português de Leitura - Bahia

Gabinete Português de Leitura - Bahia


Cultura – Revista Qvinto Império

A revista Qvinto Império: Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa foi criada em 1986, por iniciativa dos professores Cid Seixas, Ildásio Tavares, José Carlos Sant’Anna e Maria de Fátima Ribeiro de Souza Brito. Desde a sua criação cumpriu o seu papel de divulgar a língua portuguesa mesmo além das fronteiras geográficas, estimulando o dialogo entre diversas culturas. A revista surgiu a partir das atividades culturais do Centro de Estudos Portugueses vinculado ao Gabinete Português de Leitura e dirigido pelo saudoso Prof. Hélio Simões. Com periodicidade semestral a revista fortalece os laços dos países lusófonos e divulgar a cultura e a literatura, abrindo espaços para novos escritores. A Revista mantém desde seu primeiro número a divisa A minha pátria é a língua portuguesa, de autoria de Fernando Pessoa.

A Qvinto Império divulga artigos e homenageia personalidades trazendo na capa autores tais como Florbela Espanca, José Saramago, Almada Negreiros, entre outros. Deste modo reverencia escritores que tanto contribuíram para o enriquecimento da literatura de língua portuguesa.

A Revista conta com 24 números publicados em 26 anos de existência. Este fato revela a sua importância, considerando que revistas na área de literatura não sobrevivem por muito tempo. O conteúdo da Revista poderá ser acessado, em breve, através do Sistema Biblivre, utilizado também na organização do acervo da Biblioteca Infante D. Henrique.

Voltar

Conheça outras Instituiçōes Portuguesas na Bahia
2013 - Todos os direitos reservados
Gabinete Português de Leitura
Praça da Piedade S/N, São Pedro
Salvador - BA / CEP: 40070-010
Tel: (71) 3329 5758 / 3329 2733
E-mail: gplsalvador@gmail.com